Por muito tempo, andar de bicicleta foi considerado uma boa opção de lazer, para passeios em parques e bosques nos finais de semana, ou para se fazer trilhas através das estradas acidentadas longe das cidades. Já, andar de bicicleta para ir ao trabalho ou à escola era algo característico, principalmente das cidades pequenas, onde se acreditava que o trânsito era mais calmo e as distâncias podiam ser vencidas com maior facilidade. Atualmente, porém, as bicicletas têm sido utilizadas também nos grandes centros urbanos.
Em meio aos congestionamentos, à poluição, e outros problemas decorrentes do crescimento desordenado das cidades, andar de bicicleta aparece cada vez mais como uma alternativa viável de transporte. Nas cidades, a bicicleta é geralmente utilizada para percorrer curtas e médias distâncias, em trajetos como ir e voltar do trabalho, visitar amigos ou fazer compras.
Segundo alguns estudos realizados na Grande São Paulo no ano de 2006, quando o fluxo de carros aumenta nas ruas, nos famosos horários de rush, as bicicletas podem ser até 56% mais rápidas que os carros. Embora a infraestrutura para o trânsito de bicicletas na cidade ainda seja deficiente, a utilização das ciclovias, dos acostamentos, e dos caminhos alternativos, fora das grandes avenidas, poupa muito o tempo dos ciclistas.
Além da grande agilidade e mobilidade, andar de bicicleta é econômico. Em termos de custo e manutenção, a bicicleta é bem mais barata do que o carro. Para quem não pode comprar um veículo motorizado ou mesmo pagar a tarifa do transporte coletivo todos os dias, existem bicicletas de vários tipos e preços, assim, pode-se considerar a bicicleta como um dos meios de transporte mais democráticos que existem.
No entanto, um dos maiores benefícios que a utilização da bicicleta traz diz respeito à própria saúde, tanto do próprio usuário como dos outros habitantes dos centros urbanos. Ao se locomover de bicicleta diariamente, melhora-se o condicionamento físico, fato que interfere positivamente na disposição e autoestima do ciclista. Além disso, as bicicletas são um meio de locomoção ecológico, pois não emitem poluentes e contribuem para melhorar as condições de vida de todos.
Muitos países europeus, como a França, a Inglaterra e a Alemanha, por exemplo, possuem programas políticos de incentivo ao uso da bicicleta como meio de controlar as taxas de emissão de CO2 e aumentar a qualidade de vida de seus habitantes. No Brasil, em algumas cidades como o Rio de Janeiro, há serviços públicos que permitem à população alugar as bicicletas, pagando taxas diárias ou mensais pelo serviço.
Cotidianamente, muitas pessoas utilizam o carro de forma acomodada, percorrendo distâncias às vezes tão curtas que um pedestre pode chegar ao destino com maior rapidez. Ao substituir o carro pela bicicleta para percursos como esse é de grande valia. Os benefícios são diversos e os resultados vêm, como visto, tanto a curto como a longo prazo.
hmm' .-.
ResponderExcluirsobre qual assunto o texto trat
ResponderExcluirSobre a Bicicleta um meio de transporte
Excluiroi
ResponderExcluirTexto ótimo
ResponderExcluirAmei
isso é um texto de opinião certo?, gostei bastante
ResponderExcluirAlguém sabe me dizer um exemplo de argumento de comparação e por exemplificação nesse texto?urgente por favor
ResponderExcluir